THE BOOK — EPISÓDIO 1 — COMO TUDO COMEÇOU

UM REALITY SHOW PARA ESCRITORES

Primeiros dias de abril, 2020. A cena era: eu no sofá, de noite, mexendo no celular. Rolando no instagram, apareceu um anúncio de um cara falando um monte de números.

25 anos de experiência no mercado editorial, vários milhões de livros vendidos, não sei quantos autores best sellers publicados.

Me chamou a atenção, mas não me identifiquei. “Onde tá o propósito por trás dos números?” pensei.

Esse cara estava vendendo um curso. Aulas ao vivo. Legal. 400 reais. Caro. Saí.

Foi assim que conheci o Anderson Cavalcante e a Buzz Editora, em um anúncio no instagram. Mais ou menos um mês depois, no começo de maio, eu comecei um outro curso, chamado “O Caminho do Artista”. É um curso dentro de um livro, que tem esse nome. Eis que um dos exercícios do livro era uma pergunta: “O que você daria ao seu artista interior, se não fosse tão pão duro consigo mesmo?”. Na hora pensei no curso do Anderson e da Buzz.

Só que eu não tinha anotado o nome deles, então fiquei ali, à deriva. Eu nunca desejei tanto que um anúncio aparecesse para mim, até que, pela força do pensamento e do algoritmo, apareceu. Comprei sem hesitar e fiz parte da turma 2 do Bastidores de um Best Seller, um dos melhores cursos que já tive acesso, com informações detalhadas sobre o processo de escrita de um livro e sobre o mercado editorial. E sim, tinha muito propósito por trás dos números! Como diz o Anderson: Livros são sementes em busca de almas onde possam germinar.

Mas como tudo que é bom acaba, chegamos logo à 5ª e última aula, uma sessão bônus com uma escritora ghost writer (profissional que é contratada para escrever o livro de outras pessoas). Foi uma aula mágica, tanto que me inspirou a fazer uma poesia na hora, na verdade uma narrativa poética da aula, que apresentei como a cereja do bolo do curso, um presente a quem tanto me ensinou.

E você sabe, tudo que vai, volta. Dois meses se passaram, uma nova turma do curso começou, e de repente a Cinthia, a escritora ghost writer, me convidou para fazer uma poesia para a aula bônus da turma 3 do curso. Eu fui, claro, e agora tive a oportunidade de não só me apresentar, mas de ser convidado para fazer isso. Já é diferente, né?

Nessa aula a Cinthia e o Anderson falaram que estavam preparando uma surpresa. Um novo formato de curso, e dentro desse novo curso ia ter o primeiro Reality Show para escritores do Brasil. Mas como é isso? Então, a graça é essa! Como é o primeiro, algo totalmente novo, tem uma proposta inicial, mas os detalhes a gente vai descobrindo no caminho!

A proposta é: são 12 participantes, todos escritores(as), que estão se propondo a, em 3 meses, colocar seu livro no mercado (seja escrevendo do zero ou partindo de algo que já está escrito mas ainda não publicado). Toda quinta-feira, às 21h30, acontece uma sessão do The Book (nome do reality show), que é transmitida ao vivo pelo youtube. Em cada sessão temos um desafio, e a cada desafio uma pessoa vai sendo eliminada, até que sobre uma pessoa, que vai ganhar como prêmio o projeto gráfico do seu livro.

Dessa vez eu não hesitei, e me inscrevi para participar. Para entrar tínhamos que fazer um pitch, uma apresentação de 2 minutos do nosso projeto, e seríamos avaliados por uma banca de jurados(as) experts no mercado! Já pensou, se apresentar ao vivo (online) com tempo cronometrado para uma banca de pessoas que você admira? Foi intenso!!

Te dou as boas vindas à série THE BOOK — UM REALITY SHOW PARA ESCRITORES! Como foi o processo seletivo você fica sabendo no episódio 2!

Grande abraço

Juliano Poeta

Sou escritor. Conheça meus livros em julianopoeta.com e jornadasolar.site

Sou escritor. Conheça meus livros em julianopoeta.com e jornadasolar.site