THE BOOK — UM REALITY SHOW PARA ESCRITORES

#EPISÓDIO 3 — A ESCOLHA DA MENTORA

Começou. Consegui entrar - conseguimos. O primeiro reality show para escritores do Brasil tem Juliano Poeta e Fran Bitten entre os 12 participantes. Que honra!

A primeira sessão começa, e o Anderson está com aquela expressão de quem está preparando uma surpresa. A Cinthia tem consigo uma tigela em formato de aquário, com pequenos papéis dobrados dentro. Me sinto numa mistura de amigo secreto com sorteio de campeonato de futebol.

De repente a tela abre e começam a chegar pessoas novas. Temos convidados especiais! Um deles é um experiente escritor ghost writer, outra é editora dos maiores portais de notícias do país, outra tem sua própria editora. E não param de chegar as pessoas convidadas, ao todo são seis. O que elas vieram fazer aqui?, penso eu. Já tivemos nossa seletiva semana passada, e agora?

Então vem o anúncio: teremos que, novamente, fazer uma apresentação de até dois minutos do nosso projeto de livro, mas agora não é no estilo eliminatória, e sim no formato The Voice. Essas seis pessoas serão as mentoras dos 12 participantes do reality. Cada um de nós irá se apresentar e será escolhido pelos mentores. Uau! Isso sim é uma ótima ajuda.

A Cinthia pega seu aquário e puxa de dentro dele um dos papéis, chamando o primeiro participante a se apresentar. Ufa, não sou eu. Respira… Ele se apresenta e alguns mentores se disponibilizam a serem seus guias. Ele agora tem que escolher. Rola aquele discurso clássico “vocês todos são ótimos, mas escolho tal pessoa”. Escolha feita, vamos ao próximo participante, e assim segue.

O problema é que cada mentor só pode ter dois mentorados no seu time, e por isso eu preciso ser sorteado logo, para ter mais opções… Na verdade, eu não quero ter mais opções, porque quando o time de mentores se apresentou eu já escolhi. Observei, durante a fala de cada uma das pessoas, como eu me sentia, e senti uma vibração diferente na hora que a Renata Sakai se apresentou. Sim, ela tem conhecimentos e experiências que parecem ser o que busco, mas não foi isso que me fez escolher ela. Foi mais uma intuição, uma energia, um santo que bateu. Não sei explicar, mas está decidido. Agora só falta ela me escolher também.

Só que eu não sou sorteado… uma, duas, seis pessoas são sorteadas, e meu nome não aparece. E a Renata, pessoa legal que é, se disponibiliza a ser a mentora de quase todos participantes que se apresentam! Logo no primeiro ela já é escolhida de volta, então só resta uma vaga no time. Mais um participante se apresenta, e lá vai ela se disponibilizar para ser mentora, e eu fico aqui pedindo aos céus que ela não seja escolhida…

A Fran também não é sorteada… se ao menos a Fran pegasse ela de mentora, já seria alguma coisa (se bem que eu acho que a Fran já escolheu outra mentora para si). Já estamos na nona pessoa sorteada… só faltam três pessoas, e eu e a Fran estamos entre elas. E, por algum milagre, a Renata ainda tem uma vaga no time - na verdade, essa vaga já está reservada, é minha!

Finalmente, no décimo sorteio, a Cinthia diz com sua voz animada: “Juliano Poeta”. Sim, sou eu, estou aqui. Faço minha apresentação com energia, afinal já passamos das 23h. Dou o que tenho de melhor, meus conhecimentos e meu brilho no olho. E sim, a Renata se disponibiliza para ser minha mentora, assim como o Mauro, um dos outros mentores que ainda tinha vaga. Fico lisonjeado, grato por estar onde estou, falando com essas pessoas e tendo essa oportunidade. O universo não brinca em serviço. O Mauro fala que se identificou, e que pode me ajudar. Ele é homem, meu projeto é para homens. Eu reflito, mas não hesito. “Agradeço muito ter sido escolhido por vocês. Eu já tinha feito minha decisão desde o começo do encontro, quando a Renata se apresentou. Quero ser mentorado por você”.

Respiro. Está tudo em seu lugar.

Logo a Fran é sorteada, faz uma apresentação incrível como de praxe, e ganha como mentora a Luisa Tieppo, a pessoa que coordena o setor editorial da Buzz. Pode ficar mais perfeito que isso?

Bom, agora temos mentores e uma missão: colocar um livro no mundo.

Na próxima sessão teremos nosso primeiro desafio, que será também a primeira eliminatória do reality. Esse será o episódio 4 da nossa série THE BOOK — UM REALITY SHOW PARA ESCRITORES.

Até a próxima!

Juliano Poeta

Sou escritor. Conheça meus livros em julianopoeta.com e jornadasolar.site

Sou escritor. Conheça meus livros em julianopoeta.com e jornadasolar.site